Shutter: Alternativa para Snagit no Linux

janeiro 4th, 2011

Se você é um usuário Windows, e sente falta do gerenciador de captura de telas, ou você teve contato com o Snagit, e agora no Linux se deu conta que o Snagit não funciona perfeitamente, nem utilizando o Wine… Então agora é a hora de conhecer uma verdadeira alternativa para você. Apresento-lhe o Shutter!

Esta ferramenta de captura de tela é nativa para Linux. Apesar de acho que não ter nada haver com o filme de terror, esta ferramenta cumpre o que promete. É fácil de usar e de configurar. Não fiz testes em outras distros, mas atualmente estou utilizando Ubuntu 10 e está rodando perfeito. Ele está no repositório PPA do Ubuntu. Se você não o encontrar pelo apt-cache, basta executar os comandos:

sudo add-apt-repository ppa:shutter/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install shutter

Pronto, só aguardar a conclusão da instalação. Depois de terminado a instalação, abra o aplicativo. Ele provavelmente vai estar no menu Aplicativos > Acessórios > Shutter.

No Shutter, Vá até o menu Editar > Preferências.

Acesse a aba Teclado, e em seguida marque a caixa de diálogo Captura. Assim o Shutter se integra com o seu Gnome e é acessível pela tecla de captura do teclado.

Navegue entre as outras abas, existem muitas coisas interessantes que podem ser configuradas no Shutter.

O Shutter é OpenSource, você pode obter o código fonte dele aqui, com isso você pode compilá-lo em sua distro, caso necessário.

Leave a Reply

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes