Como ocultar a versão do Wordpress do código fonte

janeiro 23rd, 2011

Essa dica é proveniente de um pensamento que tive, onde esconder a versão que estou utilizando do meu WordPress pode ajudar a eliminar possíveis tentativas de invasão, onde códigos maliciosos ou pessoas sem escrúpulo desejam nos sacanear aproveitando-se dos Bugs das versões anteriores.

Tive um espanto ao verificar o gráfico de sites que ainda utilizam a versão 2 do wordpress.


fonte: w3techs

Apenas 59.8% dos sites utilizam a versão 3 do Wordpress. Lógico, este número aumenta a cada instante, como pode-se verificar no prórpio site da w3techs. Mas, vamos ao que interessa.

Primeiramente, vá até a pasta do seu template atual, e verifique se existe um arquivo com o nome “functions.php”. Caso não existe, você pode criá-lo.

Dentro deste arquivo, você deve escrever uma função como esta abaixo:

function my_html_generator()
{
// return “<meta name=\”generator\” content=\”notepadd++\” />”;
return '';
}

Essa função será usada, em um gatilho. Que ao ser chamada retorna vazio. Fazendo com que nada seja escrito na linha onde é normalmente escrito o gerador do código do seu site ou blog.

Agora precisamos criar o gatilho, que na realidade é chamado de filter. Este filtro pode ser adicionado logo após a função. Assim quando o core do Woprdpress carregar seu template, ele vai ler esse filtro e vai substituir o código equivalente da tag META GENERATOR por nada/vazio.

add_filter('wp_generator_type','my_html_generator');

Mas caso você queira ainda utilizar outro valor como Generator, basta descomentar a linha que eu deixei comentado na funcção e adicionar o que você quizer. No caso, deixei o valor “notepadd++”.

Esse método, pelo que me consta, funciona a partir da versão do Wordpres 2.4, onde foi implementado novas formas de gerar as tags de saída.

É isso aí, até a próxima…

Leave a Reply

Get Adobe Flash playerPlugin by wpburn.com wordpress themes